Em 2025, o grupo Criminologia direcionará seu foco para a criminologia cultural, uma das vertentes críticas que ganhou destaque no final do século XX, especialmente a partir da década de 1990.
O grupo de pesquisa abordará a Política Criminal nacional e estadual (Pará), introduzindo o pensamento jurídico científico e aprofundando debates atuais. Seu foco central será a letalidade policial, explorando suas manifestações na política criminal e, posteriormente, as chacinas realizadas por agentes de segurança pública.
O grupo investigará as intersecções entre gênero, raça, encarceramento e saúde mental no sistema penal paraense, analisando dados empíricos e teóricos para subsidiar artigos científicos e a publicação de um livro coletivo.
O grupo investigará a desumanização e a precariedade da vida no sistema penal, analisando suas estruturas de poder, a necropolítica e a produção dos inimigos. Também abordará raça, criminalização da pobreza, gênero como categoria de análise, o discurso punitivo da mídia e o lugar da vítima no sistema penal — quem tem o privilégio de ser humano.








Criminologia
Gênero, raça, encarceramento e saúde mental
Política Criminal
Sistema Penal e Direitos Humanos
Conheça nossos orientadores
Conheça os orientadores responsáveis pelas nossas linhas de pesquisa deste ano e saiba mais sobre suas áreas de atuação e contribuições acadêmicas.


Me. Alexandre Julião


Ma. Beatriz Levy


Me. Davi Almeida


Me. Yúdice Andrade
Orientador do grupo de Política Criminal
Orientadora do grupo de gênero, raça, encarceramento e saúde mental
Orientador do grupo de Sistema Penal e Direitos Humanos
Orientador do grupo de Criminologia